Grande maioria das empresas ainda não está pronta para lidar com o sistema
Novamente, o prazo para que as empresas se enquadrem no eSocial foi adiado. Agora as companhias de Lucro Real, com receita anual acima de R$ 78 milhões, terão a partir de outubro de 2014 para aderir ao novo sistema. As que possuem receita menor deverão se ajustar a partir de janeiro do ano que vem.
O prazo foi estendido porque muitas das pequenas e médias empresas, que correspondem a 97% do setor no País, ainda não têm infraestrutura adequada para lidar com mais essa burocracia.
CRC SP alerta
Apesar da prorrogação, o Conselho pede que os profissionais não se descuidem. “O tempo passa muito rápido, este é o momento de definir os processos. Quem não começou deve buscar conhecimento e levar o quanto antes a implantação do eSocial para dentro da empresa. A complexidade, principalmente de integração de dados, é grande”, explicou o vice-presidente de Administração e Finanças, Gildo Freire de Araújo.