MP 664 e 665 alteram acesso a benefícios previdenciários
Veja algumas mudanças e confira a íntegra das MPs
No dia 30 de dezembro de 2014, a Presidente da República editou as Medidas Provisórias nº 664 e 665 que, entre outros assuntos, determinam novas regras para acesso a benefícios previdenciários como, por exemplo, Abono Salarial, Seguro Desemprego e Auxílio Doença. Confira abaixo alguns pontos e a íntegra das duas MPs:
Abono salarial
Antes
Quem trabalhava um mês durante o ano – e recebia até dois salários mínimos – tinha direito a um salário mínimo como abono.
Agora
Carência de seis meses de trabalho ininterruptos e o pagamento passa a ser proporcional ao tempo trabalhado.
Seguro Desemprego
Antes
Carência de seis meses de trabalho.
Agora
Carência de 18 meses na primeira solicitação; 12 meses na segunda e seis meses a partir da terceira.
Auxílio Doença
Antes
O benefício era de 91% do salário do segurado, limitado ao teto do INSS. Além disso, as empresas arcavam com o custo de 15 dias de salário antes do INSS.
Agora
O teto é a média das últimas 12 contribuições e as empresas arcam com o custo de 30 dias de salário antes do INSS.
Texto completo:
MP 664
MP 665
FONTE: CRCSP